terça-feira, 12 de outubro de 2010

Campanha "Viva Caio"




S O L I D A R I E D A D E

12. ª Campanha VIVA CAIO de Doação de Sangue e 8. ª Campanha VIVA CAIO de Doação de Medula Óssea

Campanhas têm inicio no dia 16 de Outubro, em Americana

Confira abaixo a relação dos locais e horários e seja um doador voluntário:


Sangue: onde e quando doar

FAM

Dia 16 de Outubro de 2010 das 8h30 às 12h

FATEC

Dia 6 de Novembro de 2010 das 8h30 às 12h

Hospital São Francisco:

Dia 25 de Novembro de 2010 das 7h30 às 11h

Banco de Sangue do Hospital Municipal:

Dia 25 de Novembro de 2010 das 8h30 às 11h30


Medula: onde e quando se cadastrar

FAM

Dia 16 de Outubro de 2010 das 8h30 às 12h


Visite o site www.vivacaio.org.br e saiba mais sobre Doação de Medula e Doação de Sangue.

Sobre a entidade:

A ASSOCIAÇÃO CAIO TAIOLI ROSA - Pró-Linfoma, Leucemia e Mieloma, fundada em 2004, tem como finalidade criar e desenvolver projetos para o estudo, o esclarecimento, assistência e apoio aos pacientes portadores de linfoma, leucemia e mieloma, bem como auxiliar os seus familiares.

A Campanha “VIVA CAIO”, que ocorre duas vezes ao ano, foi criada com o intuito de solucionar um grave problema que ocorre em Americana e região, bem como servir de exemplo para outras regiões do Brasil que sofrem com a dificuldade na obtenção de bolsas de sangue e plaquetas para o tratamento de pacientes com câncer.


A associação, desde 2005, quando foi lançada a 1º Campanha, busca junto à sociedade suprir as necessidades dos bancos de sangue dos hospitais da cidade e região, e ainda despertar a consciência e o valor do gesto da ‘doação voluntária’, promovendo a ‘fidelização’ dos doadores (mediante cadastro e acompanhamento). Outro objetivo é aumentar a participação das mulheres nas doações e captar ‘empresas cidadãs’ visando organizar internamente grupos de doadores voluntários.

Através de suas ações, a Campanha “VIVA CAIO” quer manter elevado o estoque de sangue e tornar a doação um ‘hábito cultural’ que é de extrema importância para a sociedade.

Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula


Dia 16 de Outubro na FAM

O Transplante de Medula Óssea é, às vezes, a única esperança de cura para muitos pacientes de doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave e de alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.

O método consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. Caso então o paciente não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula) um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.

Contudo o número de doadores cadastrados é insuficiente para atender à demanda de pacientes, principalmente, pelo fato de que a probabilidade de se achar um doador compatível no Brasil é de uma em um milhão. Por isso, a Associação Caio Taioli Rosa tem realizado a Campanha de Doação de Medula Óssea, com a missão de ampliar o número de doadores de Medula registrados no REDOME e assim aumentar as chances
de cura para muitas pessoas.

Um comentário:

Ministério disse...

Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude