domingo, 24 de outubro de 2010

Saiba mais sobre a Bacteria KPC




Como Se Não Basta-se vem chegando a SuperBactéria, Depois da Epidemia da Gripe Suína HN1 vem se discutido como acabar de vez com a Bactéria KPC que vem da Sigla em Inglês (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase ) No Brasil vem se alastrando o caso da Superbactéria e para que todos possam se prevenir vai abaixo uma dica muito importante e que por toda vida salva milhares de pessoas diariamente, algo simples mais que salva vidas.
Conheça os sintomas e Como pode ser transmitida a Super bactéria
A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária.

Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos.
A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.
As primeira contaminações pela super bactéria KPC foram confirmadas no Distrito Federal, onde há pelo menos 183 casos.
Em São Paulo e no Paraná também há suspeitas de contaminação pela bactéria. assim como na Paraíba e no Espírito Santo também confirmaram casos de contaminação.
O Distrito Federal tem o maior número de contaminações e mortes. São 183 casos registrados em 17 hospitais – um aumento de quase 70% em menos de duas semanas – e 18 mortes. Dos pacientes infectados pela bactéria no DF, 46 tiveram quadro de infecção e 61 continuam internados em hospitais públicos e privados.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou na quarta-feira que não há surto da KPC. Segundo o órgão, os casos isolados em hospitais não são registrados, porque a notificação não é obrigatória. Mas dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contabilizam 70 casos no Estado.

Como prevenir a Super Bactéria
Para se prevenir contra a Superbactéria KPC, você deve seguir algumas recomendações:

Evite uso de antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de ir à farmácia comprar remédios.

Quando você entrar no hospital, sendo visitante ou acompanhante, lave as mãos com água e sabão neutro e, em seguida, passe álcool em gel anti-séptico.
Se Você tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento.
Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos.
Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares.
Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente, essas recomendações vão além do hospital, seja em qualquer lugar público, nunca use suas mãos para tocas em maçanetas de banheiros, corrimãos etc, se não tiver jeito, lembre-se de jamais tocar suas mãos nos olhos ou no alimento, esses pequenos detalhes salvam vidas.


O aumento de casos relacionados à KPC colocou o governo federal em alerta.

A mortalidade por causa da bactéria é de 30% a 40% maior em comparação à mortalidade provocada por infecção hospitalar, segundo informações do diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
O encontro com os especialistas visa identificar onde estão as falhas que provocaram a contaminação pela superbactéria e a adoção de medidas para conter e prevenir novos casos.

Um comentário:

Karina_sba disse...

Super util esse seu post!!!! bjs Ca....