quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dicas de decoração para o NATAL!!!!


A magia da quadra natalícia já está no ar e a vontade de a espalhar por cada recanto da casa torna-se irresistível. Das decorações tradicionais às mais contemporâneas, existem um sem número de ideias para vestir a sua casa, de forma alegre e festiva, neste Natal.
Das decorações tradicionais às mais contemporâneas, existem um sem número de ideias para vestir a sua casa, de forma alegre e festiva, neste Natal.



Árvore de Natal




A grande protagonista da quadra natalícia, é em torno da árvore de Natal que se centram grande parte das atenções antes, durante e depois da noite de Consoada e, por isso mesmo, terá de brilhar! Tradicional ou alternativa, grande ou pequena, artificial ou natural, verde floresta ou branca, com decorações de uma só cor ou ornamentos feitos à mão, só não podem faltar as iluminações e a estrela no topo da árvore, que representará o espírito natalício que se vive na sua casa.


Portas




Para dar as boas-vindas à época de Advento e antecipar toda a decoração do seu lar, pendure uma bonita coroa de Natal na porta de entrada. Comprada ou confeccionada à mão; redonda, oval ou pendente; com galhos de pinheiro ou ramos secos; com apontamentos de vermelho, dourado ou prateado; com ou sem fitas… a verdade é que provavelmente vai contagiar todos os vizinhos a fazerem o mesmo!


Janelas


Anime as suas vistas (e dias mais cinzentos!) com janelas vestidas a rigor: escolha entre iluminação de Natal, neve artificial (divirta-se a transpor para os vidros os muitos moldes que normalmente acompanham as latas de neve artificial), pendure estrelas, bolas de Natal ou outros ornamentos com uma fita de seda ou um fio de cediela transparente atado no varão da cortina. Não se esqueça dos peitoris que podem ser enfeitados com velas, pinhas, bonecos ou postais de Natal.

Centros de mesa




Uma das decorações mais populares na época natalícia são os centros de mesa e não estamos a falar apenas daquele que enfeita a mesa de jantar na noite de Consoada. Existe uma enorme variedade de matéria-prima para elaborar centros de mesa de Natal deslumbrantes, que não vão querer esperar até ao dia 24 de Dezembro para serem exibidos! Aproveitando os ornamentos que não colocou na árvore e as sempre bonitas velas, adicione algumas das melhores decorações que a Mãe Natureza tem para oferecer – ramos de pinheiro, folhas secas, pinhas, azevinho, bagos vermelhos, paus de canela, castanhas, nozes – e dê um toque natalício à mesa da sala, ao espaço sobre a lareira, à mesa da cozinha, à mesa da sala de jantar, à mesa do hall de entrada…


Divisões a decorar




É uma boa questão! Há quem prefira concentrar a decoração de Natal numa única divisão – a sala de jantar ou de estar – mas também há quem goste de enfeitar toda a casa. E como gostos não se discutem (principalmente no Natal!), tem a liberdade de adicionar pequenos apontamentos natalícios em qualquer divisão: na casa de banho ou na cozinha, com têxteis-lar natalícios, imanes ou peças decorativas alusivas ao Natal, por exemplo. Pode ainda deixar os seus filhos decorarem os seus quartos ou escritório a preceito.


Exterior



No caso de quem habita vivendas, com jardim, tire proveito de todo o exterior da casa, quer com iluminações natalícias em torno da casa ou a enfeitar pequenas árvores e arbustos. Um pai Natal gigante a espreitar do telhado, um presépio em ponto grande, bonecos de neve ou renas a “correr” pelo jardim farão as delícias dos habitantes e dos transeuntes.

Outros detalhes




Para além dos principais elementos decorativos da época de Natal, existem várias outras maneiras de dar à sua casa um ambiente mágico e encantador. Surpreenda nos jantares que antecedem os dias 24 e 25 de Dezembro com marcadores de lugar confeccionados a partir de postais de Natal antigos, bolas ou estrelas brilhantes; enfeite os guardanapos com fitas em cetim ou feltro, adicionando uma pequena estrela ou cristal decorativo; resgate a velha tradição do calendário de Advento; inove na forma como embrulha os presentes; faça os seus próprios postais de Natal… enfim, divirta-se com a decoração natalícia!

Nenhum comentário: