terça-feira, 3 de maio de 2011

História do Brigadeiro... Esse docinho Brasileiro MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!



Brigadeiro, é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário
O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal e  de boa aparência.
Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs, que organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência. A guloseima tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos.
Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.


3 comentários:

Mayana Cabral disse...

Hum.... amoooo brigadeirooo!e quem não gosta? rsrsrsr...

Beijos :)

Camila Gomes disse...

Oi Carol,
Obrigada pelo carinho meu bem..
hoje to muchinha que só,
mas tenho certeza que disso eu num morro.
Também to no auge da minha TPM, nesses dias vc já viu neé? Tudo parece gigante, nem sei se isso é coisa de falar em um post tão delicioso como esse.. hum.. eu amo brigadeiro!
BjoOo amore

Ale disse...

Que doce!!!!!!!

Que fome!!!!!!!

Que vontade!!!!